segunda-feira, junho 6

4ª Mostra Audiovisual Israelense

Até domingo (12/06), acontece em São Paulo a 4ª Mostra Audiovisual Israelense. Sessões gratuitas em 4 locais: Cultura Judaica, Clube Hebraica, CinUsp e Sesc Belenzinho.


Destaque especial para o trabalho daquele que é considerado o pai do moderno cinema de Israel, o brasileiro David Perlov (1930-2003). A Mostra apresenta um recorte de sua obra. Seu documentário "Diários" é referendado como divisor de águas desse gênero naquele país, uma vez que até então a produção cinematográfica israelense servia apenas de veículo para a propaganda oficial do Estado. Perlov imprime, portanto, um tom subjetivo e poético nessa sua tentativa de filmar "para si próprio", sem prévia encomenda ou amarra institucional.
Influenciado pela Nouvelle Vague francesa, seu filme Em Jerusalém (1963), premiado no Festival de Veneza, anuncia o aparecimento do cinema moderno em Israel.


A programação completa pode ser acessada aqui.




Essa mostra é um aperitivo do que ainda está por vir em 2011 com mais uma edição do Festival Judaico de Cinema, que ocorre sempre no 2º semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário